quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Paco de Lucia- Cositas buenas 2007


Aí está o mais novo álbum do maior guitarrista flamenco que a Espanha já produziu. Francisco Sánchez Gómez, mais conhecido como Paco de Lucia, possui uma incrível virtuose e desde os 12 anos causa espanto aos que ouvem e olham esse cara tocar!!!!
Nascido numa família de músicos de flamenco, Paco têm ainda dois irmãos de sangue que tocam em sua banda, Pepe é cantor e Ramón é guitarrista. O seu nome artístico foi adoptado em honra de sua mãe Luzia, de origem portuguesa, que por sua vez adoptou o nome de Lucía Gómez. Foi com seu pai e seu irmão Ramón que aprendeu a tocar guitarra.


As suas principais influências, para além do seu pai, foram os guitarristas de flamenco Nino Ricardo, Miguel Borrull, Mario Escudero e Sabicas.
Ouçam com ouvidos ligados e apurados, pois o som é complicado de ser executado e de ser compreendido. Compassos mistos, marcam por vez 12/8 com 3/4 e 6/8.
Muito cajón unido com o som das palmas (tentem acompanhar as palmas, em algumas músicas ela é bem complicada e quebrada, façam o teste...)
Eu prefiro chamar o som desse cd de Jazz-espanhol...
Aproveitem a oportunidade!!!!!!!!!
Abraços a todos.


Faixas:

01 - Patio Custodio
02 - Cositas Buenas
03 - Antonia
04 - El Dengue
05 - Volar
06 - El Tesorillo
07 - Que Venga El Alba
08 - Casa Bernardo

Tenha esse sonoro prazer!!!(Baixe aqui!)

Um comentário:

Lucas disse...

Helder,

Tenho uma afinidade muito grande com os sons latinos, especialmente porque o violão se faz bastante presente e de uma maneira única, deixando o sentimento exposto, vermelho e aberto como uma rosa de Espanha.

Além disso, existe uma curiosidade sobre a influência holandesa lá na sua terra, como é que as manifestações artisticas e culturais foram transformadas com esse contato, que ao que me parece, foi bastante intenso.

Sem mais, sei que sua resposta vai ser bastante interessante...

Um abraço de irmão,

Rrrruuuuaaatttaaa.